ESPERANÇA PARA AS GRANDES CIDADES
PROJETO MUNDIAL
O projeto mundial de evangelismo com ênfase nas grandes cidades é uma iniciativa da Igreja Adventista da Sétimo Dia e leva em conta a necessidade de se alcançar mais da metade da população do planeta que vive em cidades com mais de 200 mil habitantes. No Mundo, as iniciativas abrangem ações em pelo menos 650 grandes cidades, entre elas Nova York, uma das metrópoles em que a Associação Geral concentrará seus esforços evangelísticos.
Na América do Sul, a capital Argentina, Buenos Aires, será uma das prioridades da Divisão Sul-Americana. Mas a ideia é que o projeto alcance outras 79 grandes cidades de oito países sul-americanos (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, e Equador), as quais as Associações e Missões definirão em suas regiões.
A ênfase nas grandes cidades não elimina nem substitui o trabalho de evangelização de pequenas e médicas cidades, ou mesmo locais ainda sem qualquer presença adventista.
Trata – se de uma frente com dois objetivos bem claros. O primeiro deles é que a Igreja Adventista do Sétimo Dia marque presença sólida em locais de grandes conglomerados urbanos onde vivem milhões de pessoas que precisam ouvir a mensagem de salvação. Nesses pontos estratégicos, é fundamental que os adventistas tenham grande visibilidade por meio de seus ministérios.
O outro objetivo do evangelismo com ênfase nas grandes cidades é avançar de maneira significativa no ordem dada por Cristo para se alcançar toda a nação, tribo, língua e povos com o evangelismo eterno. E nosso atendimento é de que isso tem a ver com a atuação em locais onde a maioria das pessoas trabalha e mora. O envolvimento de todos é fundamental desde pastores e membros de igrejas para que muitos possam ser impressionados pela a ação do Espírito Santo.
O projeto, com todas suas especificações, pode ser conhecido em detalhes no endereço portaladventista.org
NOSSA VISÃO
Deus tem uma visão pra Sua igreja. Ele a apresentou em Sua comissão aos primeiros cristãos, quando disse: “Ide… fazei discípulos…” (Mat. 28:19). Seu desejo, porém, é vê-la cumprida plenamente em nossos dias. Como igreja sul-americana, aceitamos esse desafio. Iremos formar cristãos maduros e comprometidos, diminuir a apostasia, desenvolver uma igreja saudável e preparar um povo para o encontro com o Senhor.
Nossa visão de discipulado é simples, compostas de apenas três elementos: comunhão, relacionamento e missão. Significa:
Separar a primeira hora para a comunhão com Deus e usar os recursos devocionais que temos à nossa disposição: Bíblia, Lição da Escola Sabatina, Meditações Diárias e livros do Espírito de Profecia.
Fazer parte de um Pequeno Grupo e desenvolver relacionamento saudáveis de amizade, companheirismo, estudo da Bíblia e crescimento espiritual.
Cumprir a missão e testemunhar a pelo menos uma pessoa sobre a esperança bíblica da breve volta de Jesus. Cada um agindo de acordo com os dons espirituais.
EVANGELISMO INTEGRADO 2013
“Milhares de livros contendo a luz preciosa da verdade presente devem ser introduzidos no lar do povo em nossas grandes cidades.”(Southern Watchman, 20 de novembro de 1902)
Todas as diferentes iniciativas e projetos da igreja devem servir de apoio e reforço a essa visão. É importante para que os discípulos cresçam em sua jornada com Deus.
O projeto de evangelismo integrado para 2013 é estruturado dentro dessa visão de discipulado. Apresenta três ações que se aplicam primeiramente ao foco de impactar as grandes cidades, objetivo maior da igreja no território da Divisão Sul-Americana em 2013.
Essa é a base de atuação para cada igreja e membro em todo o nosso território, independentemente de seu tamanho ou localização. É importante destacar que as grandes cidades são uma ênfase anual mas o crescimento saudável e a ação integrada precisam ser metas permanentes de todos nós.
COMUNHÃO
Cada membro da igreja separa a primeira hora de cada dia para a comunhão com Deus, buscando o batismo do Espírito Santo e a chuva serôdia. Essa é a base e também o inicio de nossa jornada, dentro da visão de reavivamento e reforma. Aquele que começa de joelhos permanece em pé. O grande incentivo é o projeto Reavivados por Sua Palavra, que estimula a leitura diária de um capítulo da Bíblia Sagrada. Desde o dia 17 de abril de 2012 até julho de 2015, em todo o mundo, milhões de adventistas e simpatizantes são motivados a meditar na Palavra de Deus diariamente.
Uma ênfase especial acontecerá com os dez dias de clamor pela chuva serôdia, de 28 de fevereiro 9 março. O sábado final será uma convocação para jejum e oração de toda a igreja.
RELACIONAMENTO
Cada discípulo experimenta a vida em comunidade e participa de um Pequeno Grupo. Através dos pequenos grupos, realizamos o programa da Semana Santa, de 24 a 31 de março, Iniciando nas casas e encerrando, de sexta até domingo, na igreja. Os Pequenos Grupos servirão de base para o plantio de igrejas, especialmente nas grandes cidades, mas também em qualquer distrito pastoral.
MISSÃO
Estimular cada discípulo a usar seus dons e participar de movimentos de testemunho, dentro das seguintes iniciativas.
Plantio de igrejas especialmente nas grandes cidades. Cada Associação ou Missão atuará fortemente na cidade escolhida a fim de plantar novas igrejas em regiões mais desafiadoras. Ao mesmo tempo, cada distrito pastoral “planta” uma nova igreja no ano.
Impacto Esperança. É a oportunidade para irmos às ruas e apresentar nossa grande esperança. O dia “E” (dia da esperança) será 20 de abril, quando vamos concluir a entrega do livro A grande Esperança em cada casa, com mapa na mão, não deixando faltar nenhuma casa. Nos lugares onde o livro já foi entregue, vamos distribuir DVD A última Esperança, apresentando Pr. Luis Gonçalves.
Evangelismo via satélite e pela web. Será o evangelismo principal de decisão, resultado da amizade, do trabalho das duplas missionárias, das classe bíblicas e dos Pequenos Grupos. Durante a campanha, Pr. Luis Gonçalves estará pregando de uma casa para membros e amigos que estarão reunidos em Pequenos Grupos ou em suas casas. Em português, o programa será realizado de 17-23/11, e em espanhol de 24-30/11.
A ênfase especial visa as grandes cidades, mas todos podem participar de diferentes formas, de acordo com os dons espirituais. Unidos, vamos anunciar confiantemente a nossa grande esperança, formando discípulos maduros que continuarão a influenciar outros.
COMO A IGREJA PODE PARTICIPAR?
1. Encontros de empresários, empreendedores e profissionais liberais
Em seus encontros, os empresários podem elaborar planos para influenciar outros, através de sua rede de contatos, a se envolverem no investimento em projetos evangelísticos nas grandes cidades.
2. Campanhas locais para compra de terrenos, construção de novos templos e plantio de novas igrejas
Cada associação ou Missão organizará suas campanhas locais, com projetos desafiadores e definidos, para que os membros possam colaborar.
3.Grandes igrejas urbanas dividindo-se para plantar novas congregações em regiões desafiadoras
Em regiões de alto poder aquisitivo ou aparentemente difíceis para evangelização pública, o trabalho é demorado. Por isso, um núcleo de irmãos precisa aceitar o desafio de sair de sua igreja-mãe e plantar uma nova igreja. A partir do momento em que já existe um grupo de membros selecionado e um bom local de reuniões, torna-se mais fácil atrair as pessoas da região.
4. Adventistas testemunhando e evangelizado amigos do seu mesmo nível social e profissional
Pessoas que têm afinidades se entendem melhor e assim criam um clima de aceitação e abertura, além de conhecerem as melhores abordagens para apresentar nossa esperança. Não podemos perder as oportunidades que essas afinidades sociais ou profissionais oferecem.
5. Grupos de membros abrindo igrejas nos bairros onde vivem
Muitos de nossos membros viajam desde seus bairros, onde não há igreja estabelecida, até um local em que possam congregar. Essa é uma realidade comum nos grandes centros. Precisamos despertar em nossos irmãos o desejo de plantar uma igreja próximo de sua casa.
6. Tornar a igreja relevante e útil à comunidade onde está situada
Existem muitas carências e necessidade na comunidade em que a igreja está inserida, que podem ser facilmente atendidas por pastores e membros. À medida que os ajudamos e demonstramos amor e interesse genuínos, abrimos as portas para que venham nos visitar e se interessem pala mensagem. Podem ser realizados projetos de melhorias na região onde a igreja está inserida ou será plantada, cursos profissionalizantes em áreas mais carentes, projetos de saúde, grupos de terapia familiar, entre outros. A lista pode ser grande e criativa. O papel da Ação Solidária Adventista dentro dessas movimentações deverá ser fundamental.
7. Manter a igreja aberta diariamente
Muitas vezes, quando as pessoas mais precisam ou estão disponíveis, nossas igrejas estão fechadas. Temos horários de cultos adaptados a nossa cultura e realidade. Mas, por que não manter a igreja aberta todos os dias tornando-se acessível às pessoas no memento em que desejarem um lugar de paz, refúgio apoio? Suas portas podem estar abertas para projetos sociais, cultos, aconselhamento, ou simplesmente como um lugar para meditação pessoal. Voluntário, profissionais liberais, donas de casa, aposentados ou líderes locais podem se revezar no atendimento local.
8. Informar sobre os serviços da igrejas em nossos impressos e meios de comunicação
Cada boletim de igreja, ou pequeno jornal, revista de circulação externa ou outro material missionário, pode ter um espaço para informar a comunidade sobre as diferentes atividades que igreja oferece. O mesmo pode acontecer com nossos de rádio e TV, ou mesmo sites e redes sociais voltados especialmente ao público externo.
Reviewed by Portal Romério Carvalho
on
16:36
Rating:
Nenhum comentário