Aprovação de jovem adventista em Medicina pode influenciar decisão de universidade

A própria universidade pensa em adequar os horários para o vestibular por conta do testemunho do rapaz adventista
A própria universidade pensa em adequar os horários para o vestibular por conta do testemunho do rapaz adventista
Belém, PA … [ASN] Uma conquista diferenciada seguida de um testemunho quanto à guarda do sábado. Essa é a realidade hoje do jovem Fernando Silva da Silveira, de 18 anos, aprovado em primeiro lugar no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Fernando é guardador do sábado bíblico e pelo fato do resultado ter saído justamente nesse dia, não comemorou conforme a tradição, nas ruas, cabelos sendo cortados, ovos quebrados na cabeça, etc, mas comemorou junto aos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele preferiu festejar em outro dia.
O testemunho de fidelidade chamou a atenção, inclusive, da UFPA. Conforme o próprio site da Universidade, “as autoridades do Centro de Processos Seletivos da UFPA vêm discutindo a possibilidade de, nos próximos anos, excluir os sábados como dias prováveis para a saída do Listão dos aprovados em processos seletivos em respeito e consideração pela diversidade das religiões dos candidatos em processos seletivos”.
A equipe da ASN (Agência Adventista Sul-Americana de Notícias) fez uma entrevista exclusiva com o jovem. Acompanhe:
ASN –  Como foi ao olhar para trás e ver que estás onde antes sonhava estar?
Fernando - Certamente a sensação é de: “valeu a pena!” Acredito que toda a minha caminhada foi regada de aprendizados e de fortalecimento espiritual. Faria tudo de novo. Obviamente nunca foi a minha preocupação ser o primeiro lugar geral da UFPA, mas simplesmente passar no vestibular, como quase todos os vestibulandos.  Todavia, essa colocação deu um sabor a mais na vitória que Deus me concedeu.
ASN –  Acredita que sua vida foi conduzida por Deus?
Fernando - Sem dúvida. Desde o primeiro momento em que decidi pelo curso e pela carreira que iria seguir Deus tinha um propósito. Fui uma luz por todas as instituições de ensino pelas quais passei, e passar em 1º lugar geral, na posição de adventista (ou sabatista como costumam chamar) obteve uma grande repercussão e serviu de forte testemunho.
ASN –  Acredito que para alcançar essa conquista deves ter passado por muitas dificuldades, não é? Conte algumas delas para nós!
Fernando - Certamente foram muitas. Primeiramente,  a busca por passar em Medicina assusta muita gente, principalmente por causa da concorrência muito alta. Na UEPA, por exemplo, Universidade que eu também passei, ela chegou a quase 70 candidatos para cada vaga. Já não fosse esse empecilho, imagine querer passar abdicando de aulas importantes aos sábados, não realizando os simulados que eram aos sábados e fazendo quase todas as provas em segunda chamada. Aos olhos humanos, parecia quase impossível! Além disso, o Enem acaba se tornando cansativo por ter que chegar, no dia sábado, no colégio ao meio-dia e começar a fazer a prova apenas às 18 horas.
ASN –  Você chegou a estudar em algum período em alguma escola adventista? Quanto tempo? Acha que estudar na rede educacional adventista te ajudou muito nas decisões e na tão sonhada aprovação?
Fernando - Estudei desde a segunda séria até o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Grão Pará. Foi lá que conheci o Deus o qual eu sirvo hoje, e foi por meio da escola que toda minha família se batizou. Sem dúvida forneceu base para a minha fidelidade a Deus.
ASN –  O que você diria quanto ao esforço humano + poder divino e o seu objetivo?
Fernando - Receita infalível! Força de vontade, determinação e perseverança são, com certeza, fundamentais. Não obstante, se não colocarmos os nossos planos nas mãos de Deus e pedirmos para que ele os conduza, nada acontece.
ASN –  Por que para você estudar é essencial?
Fernando -Penso que o estudo abre a mente para outras realidades além da nossa e contribui para a nossa formação como cidadãos. Ainda nos torna, quando bem usado, pessoas melhores e úteis à sociedade.
ASN –  Além da UFPA você também prestou vestibular para a UnB e passou. E agora, vais escolher qual dessas opções e por que dessa escolha?
Fernando - Na verdade, pude escolher entre 3 Universidades: UEPA (Estadual), UFPA (Federal), e Unb (Universidade de Brasília). Eu vou à UNB, pois acredito que ela me fornecerá uma boa formação,   oportunidades de mercado de trabalho e experiência, tanto profissional como pessoal.
ASN –  Que mensagem você daria agora para os jovens estudantes que também sonham um dia cursar uma universidade?
Fernando - Não importa onde você esteja, coloque Deus no centro da sua vida e entregue a ele os desejos do seu coração. Façam a parte de vocês e esperem que Deus os honrará. [Equipe ASN, Jackson França]
Aprovação de jovem adventista em Medicina pode influenciar decisão de universidade Aprovação de jovem adventista em Medicina pode influenciar decisão de universidade Reviewed by Portal Romério Carvalho on 09:46 Rating: 5

Nenhum comentário