Internato de Pernambuco comemora primeiro ano de funcionamento


Sistema de ensino do IAPE tornou Alana mais organizada
Sistema de ensino do IAPE tornou Alana mais organizada
Sairé, PE … [ASN] Há exatamente um ano, a estudante Alana Rodrigues, 16, viu sua rotina mudar. A adolescente saiu da cidade onde nasceu, Picos, no Piauí, e foi para Sairé, em Pernambuco, para estudar e morar no Instituto Adventista Pernambucano de Ensino (IAPE). Com a mudança, Alana passou a ver os conteúdos escolares em período integral (manhã e tarde).
O que Alana não sabia era que os novos conhecimentos também seriam adquiridos além da sala de aula. Responsabilidade e independência são disciplinas que foram, e ainda continuam sendo, lecionadas pela vida estabelecida longe de casa. Pelos corredores, dormitório e demais áreas da instituição, agora circula uma Alana que sabe se virar sozinha. “Eu fiquei mais independente e reeduquei o meu tempo. Agora eu tenho que separar um horário para lavar as minhas roupas, para arrumar o meu quarto. Em casa eu tinha alguém que fazia isso para mim, mas agora eu não tenho. Então eu aprendi a ser organizada. Esse aprendizado eu vou levar para a vida”, explica a estudante.
O compromisso do IAPE com a formação de crianças e adolescentes é estendido também ao aspecto espiritual. Por isso, durante a comemoração do primeiro ano do instituto, houve a organização da igreja adventista local que inicia as atividades com aproximadamente 70 membros. “O IAPE abriu suas as portas para receber alunos de todo Nordeste e do Brasil para, assim, contribuirmos com o desenvolvimento profissional dos nossos alunos e também para que eles sejam cidadãos do céu”, comentou a professora Raquel Ricarte, diretora da Educação Adventista para seis estados nordestinos, de Alagoas ao Piauí.
A instituição
Colégio oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
IAPE oferece educação infantil, ensino fundamental e médio.
Inaugurado há exatamente um ano, o IAPE está localizado na cidade de Sairé, na BR 232, Km 91. Atualmente, o instituto tem 319 alunos matriculados e oferece educação infantil, ensino fundamental e médio. A instituição dispõe do sistema de internato, no qual alunos a partir de 12 anos podem estudar e morar no prédio residencial da instituição, e oferece, também, turmas em turno integral.
A unidade conta com um Conservatório de Música, no qual os estudantes podem ter aulas violão, piano e canto. Também são realizadas aulas de natação. As instalações do IAPE são formadas por convivência, residencial feminino, residencial masculino, dois auditórios e ampla área verde de 50 hectares.
História
O Estado de Pernambuco já sediou um internato da Rede de Educação Adventista. O Educandário Nordestino Adventista (ENA) foi inaugurado em 1943 na cidade de Belém de Maria, no Agreste. A instituição precisou encerrar as atividades em 2000 depois de ter a estrutura danificada por enchentes. O ENA se tornou referência em educação no Nordeste e recebeu alunos de diversas partes do país oferecendo ensino fundamental e médio, magistério e cursos técnicos em contabilidade e enfermagem. Até meados da década de 1980, o educandário contou também com curso superior em teologia. [Equipe ASN, Fernanda Beatriz]
Internato de Pernambuco comemora primeiro ano de funcionamento Internato de Pernambuco comemora primeiro ano de funcionamento Reviewed by Portal Romério Carvalho on 02:46 Rating: 5

Nenhum comentário